terça-feira, 15 de novembro de 2011

As bicicletas de Belleville (Les triplettes de Belleville) – Por Júlia

        As bicicletas de Belleville é um a animação e como tal tem algumas particularidades comuns ao gênero que tornam difícil fazer uma análise. Que falar da história? Uma vó, seu neto e seu cachorro, o neto que se mostra fascinado pelo ciclismo e uma vó que faz de tudo para que os sonhos e desejos do neto se realizem, ambos sempre acompanhados pelo simpático cãozinho.
         Tudo vai bem quando em meio a uma competição o rapaz se vê envolto em uma situação que leva a todos, o cão, a vó e o neto, a atravessar o mundo numa série de divertidas aventuras que acompanhamos com absoluto deleite. Tudo com um ar de fantástico e imagens carregadas na caricaturização que tornam a história atraente e envolvente.
          Como disse, tudo é caricato e deste modo o filme traz muitas críticas à sociedade competitiva em que vivemos, à forma como são tratados e como vivem os atletas – mostrados como verdadeiros cavalos de competição – e ao modo como nós consumimos o esporte. Enfim, embora divirta o filme é, sob muitos aspectos, um triste retrato deste mundo em que vivemos, no qual o esporte nada possui do ideal de saúde, de um corpo são e muito menos de uma mente sã.
           Antes de finalizar meu comentário não posso deixar de dizer, o cão é o personagem mais carismático e simpático que vi em muito tempo.
         Avaliação: Divertimento garantido, apenas sugiro paciência aos menos habituados ao gênero

Nenhum comentário:

Postar um comentário